quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Vénus e a Cidade



Esta foto foi tirada ao princípio da noite de hoje.
A transparência do céu seria muito boa e estável. A magnitude seria seria 2 a 2.5 a Norte, a Sul ... estão os lampiões ( ... heheheheh ...)

Vénus reinava no fim da tarde e na foto são visíveis, ou quase, Antares de Escorpião, e talvez delta Sco, colocada imediatamente abaixo e à direita, respectivamente do planeta.

Sobre a esquerda da foto, um arco de 3 estrelas da Constelação de Sagitário: de "cima para baixo", Kaus Borealis a cerca de 78 anos-luz, a delta de Sagitário com uma luminosidade de cerca de 35x o Sol: Kaus Media, com uma luminosidade superior a seiscentas vezes o nosso Sol está distante de nós cerca de 330anos-luz, e por fim, sobre o edíficio, Kaus Australis, a 150anos-luz de distância e com uma luminosidade de cerca de 340x o Sol.
Embora a foto não dê para mais, reparem nestas estrelas e nos dados de posicionamento e luminosidade que indiquei.
Diria, de forma grosseira, que parecem surgir com o mesmo brilho, para o que concorre a relação das distâncias calculadas com a sua luminosidade aparente.

Acima e à esquerda do Planeta, as estrelas da Constelação de Ofíuco.

Se não conseguirem ver, olhem, não se preocupem, eu também nunca consegui sequer entrever uma única imagem a 3D e os quebra-cabeças Su Doku vão pelo mesmo caminho ...

Mas que lá estão, estão!

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance