terça-feira, 1 de novembro de 2005

Picos da Luz Eterna


Inscrita num conjunto de projectos de baixos custos, a SMART-1 foi lançada em 27 de Setembro de 2003 e encontra-se em órbita lunar desde 15 de Novembro de 2004.
Experimentando diferentes tecnologias de propulsão, rota e comando, neste momento tem a sua missão extendida até ao Verão do próximo ano, depois do Controlo da Missão ter aproveitado todo o combustível disponível para colocar a nave numa órbita mais estável.

Estas manobras permitirão dar uma maior atenção à pesquisa no nosso satélite natural de água e dióxido de carbono sob a forma de gelo, aspectos fulcrais para perspectivar explorações humanas prolongadas da Lua com a instalação de uma base lunar.
Enfim, o grande sonho a ser construído com pequenos passos
.

Entende-se que a existir água na Lua, ela estará sob a forma de gelo nas zonas polares e mais concretamente naquelas zonas onde a luz solar nunca desfaz algumas zonas sombrias da superfície selenita onde faz um intenso frio em torno de -170ºC.

A SMART-1 tem enviado fotos dessas zonas polares das quais destaco a presente, com data de Dezembro de 2004. De notar o dramático efeito das sombras provocadas pelos rebordos das paredes das crateras.
Esta e outras imagens merecerão da equipa da ESA a maior atenção, já que zonas de sombra eterna, potenciando depósitos de gelo, são originadas pelos picos de crateras que recebem a luz do Sol na maior parte do dia lunar.

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance