quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Observação do Eclipse Anular do Sol - Parte 1


Introdução

Realizei a Observação do Eclipse Anular do Sol , desde o Alto Minho.
Razões de ordem pessoal determinar esta localização depois de ter chegado à conclusão que a observação deste evento neste local não seria subsantancialmente diferente das condições de passagem, por exemplo, em Bragança.
Os relatos que aqui vos deixo estão divididos em duas partes e serão acompanhados por várias fotos.
Algumas das fotos foram tiradas em suporte digital, pelo que é imediato disponibilizá-las. Outras porque tiradas em slides terão que esperar o seu momento.
Boa leitura.


Na noite anterior ao Eclipse ...

A menos de 10 horas do eclipse sei que estou ansioso.
A possibilidade de me esquecer de alguma rotina no procedimento que tenho preparado para a ocasião já me fez repetir,mentalmente, todosospassos a dar.
De tarde estive a ensaiar a montagem do LX90 que irá servir de suporte à observação visual.
Experimentei também as câmaras fotográficas e descobri que ... trouxe as pilhas erradas para a câmara digital.
Fui obrigado a ir a correr à vila comprar pilhas novas antes que o comércio local fechasse.
Trouxe também a Nikon N70 e um "canhão" de 400mm emprestado pelo Zé Manel. Experimentei-o durante a tarde e dá uma amplificação razoável. Vou fazer uns slides com esta objectiva.

Entretanto, também durante a tarde escolhi definitivamente o sítio da observação. Irá ser na leira entremédia por ser a que me visão directa sobre o nascer do Sol, lá para os lados das montanhas do Soajo. Como o local é muito escarpado,
carreguei já para as proximidades a traquitana toda: mesas, tripé, cadeira de observação, guarda-sol e telescópio.
Bom, espero que de manhã não tenha levantado voo ...

Já acertei o relógio e fixei o despertador para as 07h00. Verifiquei 3 vezes que funciona ... e que tem bateria suficiente.
Coloquei-o no fundo do quarto para ser obrigado a levantar para o desligar e assim acordar.

Será que verifiquei todo o material? Os filtros? O bloco notas e os lápis? Será melhor verificar tudo de novo?
Estou a ficar paranóico, afinal em 2028 teremos outro eclipse ...

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance