quinta-feira, 10 de junho de 2004

Ainda o Trânsito de Vénus

Por esta hora já deixou de ser assunto.
Afinal, a raiz na importância da dimensão do efémero de qualquer coisa, será dada pela importância que lhe atribuirmos.
Hoje, para além da dimensão do nosso diálogo interior, e mesmo este, na coisa que não existe, já foi ou será, o papel da notícia determina a atenção e a importância que o negócio lhe atribui.
Se cativar muitos, tanto melhor, se poucos... não faz mal, amanhã haverá outro assunto e todos os dias alguém estará pronto a dar-lhe atenção. E todos os dias haverá notícia e o seu negócio.

Mas, afinal, que importância dar a este Trânsito de Vénus?
Alguém se lembrará do Trânsito de Mercúrio em 2003? Do Eclipse Lunar do mês passado? E do Eclipse Sol em 2005?
Será importante tentar acrescentar mais 30 menos 100 quilómetros à Unidade Astronómica conhecida?

Parece-me que sim, que a importância é grande, cada vez maior, e que apesar do interesse terceiro do poder dominador dos media, ele é determinante para que nos mantenhamos ciosos da descoberta de um método científico.
Que permita a notícia e desenvolva o negócio, mas que, também, trate de divulgar da razão das coisas, e de alargar o espaço do Eu e fazer compreender, aceitar não será para já, o espaço do Outro.

Sim porque 150 milhões de quilómetros são muitos quilómetros, e se a Terra é grande e um outro corpo se atravessa entre nós e o Sol que nos faz viver, sem que daí a sombra daquela árvore aumente, então ...
Então, se bem que não tanto importantes quanto a fonte que cria a sombra, bem menos efémeros quanto a notícia e o negócio, a raiz da importância ficará pelo uso e o fruto que tirarmos da transitoriedade das coisas.

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance