quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Eclipse Anular do Sol


Com a quantidade de informação disponível e actividades associadas à ocorrência e Observação do Eclipse Anular do Sol, no próximo dia 3 de Outubro, vale a pena passar pelos sítios que abaixo indico.

Não se esqueça de não faltar e de se proteger!


O Céu na ponta dos dedos - Excelente !!
CA2000 - Outro sítio Excelente!
Núclio Interactivo de Astronomia - Vá com eles até Argozelo e Bragança!
Centro Multimeios de Espinho - Vá com eles até Miranda do Douro !
Portal do Astrónomo - Saiba sempre mais !!
A mais recente imagem do Sol

quinta-feira, 22 de setembro de 2005

A Lua desde a Varanda



Lua 20050913, 21H30
LX90 e Toucam Pro 740K
185 frames em 900
Polarizador Orion
Redutor Foccal 0.5 Brightsar

Nesta imagem do passado dia 13 de Setembro, as condições de visibilidade no local eram razoáveis. Contudo, como a observação foi realizada desde dentro de uma varanda a qualidade da imagem sofreu com a interferência das ondas de calor que se desprendia das paredes circundantes.
Esta acção serviu também para testar a guiagem do LX90 com a versão 34Ec da Meade para o Autostar. As anteriores dificuldades de acompanhamento do movimento lunar resultavam da versão do software antigo. Este funciona bem.

A Lua, sendo o astro mais próximo de nós proporciona a observação de zonas da usa superfície com detalhes fantásticos decorrentes da sua acessibilidade.
A zona que a foto reproduz, o Norte está para cima, e desde aí, permite aperceber o Mare Frigoris, Mar do Frio, e a Cratera Platão.
Ao lado direito da cratera vislumbram-se as formações rochosas dos Montes Alpes e no centro o Vallis Alpes, uma extensa falha geológica.
Ligeiramente a Sul da cratera e já em pleno Mare Imbrium, Mar das Chuvas, surgem isolado um conjunto de formações rochosas elevadas: da direita para a esquerda o Monte Pico, os Montes Tenerife e os Montes Recti, com alturas calculadas entre 1400 e 2400 metros.

Continuando o nosso passeio, sobre a esquerda de Platão, e pela costa do Mare Imbrium, alcançamos o Promontório Laplace, assim baptizado em honra de um Astrónomo Francês do séc. XVIII. Este Promontório abre-se depois para a bela Baía dos Arco-Íris, ou Sinus Iridum. A fechar esta Baía de 400x260km de área surge o Promontorium Heraclides, em honra do discípulo de Platão, Heraclito (390-310 AC).

À entrada da Baía dos Arco-Íris vários enrugamentos do solo evidenciam acumulações de lava resultantes do megalítico impacto que deu origem ao Mare Imbrium.

Esta foto faz parte de um conjunto que pretendo constituir em mosaico, mostrando as zonas incluídas do Terminador deste dia.
Para acontecer um destes dias e com mais tempo …

Fontes:

Virtual Moon Atlas

Atlas of the Moon - Antonín Rukl, S&T 2004




quarta-feira, 14 de setembro de 2005

quanta (o) Isaac Asimov !!


Sempre presente nos últimos meses e fazendo parte do monte à cabeceira, os livros da saga de Isaac Asimov, Fundação, têm-me trazido agradáveis momentos de esclarecimento. E de esquecimento também.
Contudo, noutros momentos também a leitura se arrasta, não porque me chegue o sono mais depressa do que as páginas que vão ficando para trás, mas porque muito da literatura de ficção científica (não sei se a este lhe deva atribuir esta designação ...) tem momentos de pouco desenvolvimento na acção e a descrição não é precisamente um dos atributos deste tipo de ficção.

No volume em mão, No Limiar da Fundação, saltou-me aos olhos um belo trecho sobre como uma das personagens, daquelas que esporadicamente surgem na narrativa, dá a conhecer o seu entendimento daquilo que denomina pela consciência colectiva de Gaia (um misterioso planeta ... )
E, concerteza, que nem para a estrutura da obra nem para o momento do Autor o que ficou dito surgiu/surge como ditirambo de escriva.

Ora leiam:

“... Cada acontecimento que ocorre, pode ocorrer ou não ocorrer, ou pode ocorrer desta ou daquela maneira, e de cada uma de um número enorme de alternativas, resultará um curso de acontecimentos futuros que são distintos, pelo menos até certo ponto.
“ ... Em cada uma destas alternativas, ou em cada um de um vasto número de outras alternativas relativas a este acontecimento, o Universo teria, a partir daí, seguido um caminho diferente, e o mesmo é verdade para todas as outras variações de todos os outros acontecimentos, por mais insignificantes que sejam.
“ ...Eventualmente (...
os Eternos
...) encontraram, ou assim se diz, um Universo em que a Terra era o único planeta de toda a Galáxia , no qual se podia encontrar um sistema ecológico complexo, assim como o desenvolvimento de uma espécie inteligente, capaz de construir uma tecnologia avançada.
“ ... Algures nas neblinas da probabilidade, existem outras realidades em que a Galáxia alberga muitas inteligências, mas são realidades inatingíveis. Na nossa Realidade estamos sós. De cada acção e de cada acontecimento na nossa Realidade, há novas ramificações, sendo que só uma em cada caso separado é a continuação da realidade, pelo que há um enorme número de Universos potenciais ... talvez um número infinito ... . Ou talvez eu deva dizer que todos, excepto uma pequena percentagem, são semelhantes nessa característica, pois é perigoso excluir qualquer coisa quando as probabilidades se aproximam do infinito”.


Hummm ...

págs. 339 e 340 No Limiar da Fundação de Isaac Asimov
Colecção Argonauta Gigante
Edição Livros do Brasil

segunda-feira, 12 de setembro de 2005

A Messenger a Caminho de Mercúrio





Passados quase 30 anos sobre a primeira missão de exploração espacial a Mercúrio, foto ao lado recolhida pela sonda Mariner 10, o projecto de investigação Messenger pretende continuar a recolha de dados que possam aumentar a nossa compreensão sobre o Sistema Solar e, no caso particular, melhorar o nosso conhecimento sobre o planeta com órbita mais próxima do Sol.

Lançada há pouco mais de um ano, a 3 de Agosto de 2004, a Sonda Messenger – Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging, terá uma duração esperada de 8anos, durante os quais, e tal como o seu baptismo sugere, terá como objectivos o mapeamento da superfície e da atmosfera mercuriana e o estudo geoquímico da superfície e da crusta. Uma completa cartografia da superfície em 3D permitir-nos-à saber da orografia.
Na busca de respostas a questões como a razão para a elevada densidade (5.42 g/cm3, no Sistema Solar somente a Terra é mais densa com 5.52g/cm3 ), a revelação da composição e estrutura da crusta mercuriana, a averiguação de eventuais processos de vulcanismo e natureza da fina atmosfera ou o esclarecimento sobre a origem de depósitos polares (gelo?), permitirão uma melhor caracterização deste mundo "esturricado" (temperatura máxima à superfície, 427ºCelsius).

O menos conhecido dos planetas rochosos (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte) ficará sob observação um ano inteiro em 2011, com a Sonda Messenger a executar órbitas acentuadamente excêntricas e sobrevoos que a levarão a uns escassos 200km da superfície.

A viagem de 5 mil milhões de quilómetros, foi assim definida para aproveitar o impulso gravitacional que a sonda receberá em vários sobrevoos em torno do Sol, da Terra e de Vénus.
Produto da geração de projectos de exploração espacial a custos limitados, a Messenger incluirá naqueles fantásticos 5 mil milhões de quilómetros em 8 anos de passeio celestial, quinze órbitas em torno do Sol, um sobrevoo da Terra e dois em torno de Vénus, em Outubro de 2006 e Junho de 2007. Estas "rampas de lançamento” atirá-la-ão para a força de atracção gravítica de Mercúrio, ao qual chegará em Janeiro de 2008.

Do sobrevoo pela Terra, fica a imagem do nosso planeta.


Na foto do lado esquerdo a Terra surge em cores já conhecidas. No lado direito, a imagem foi obtida com predominância de cor sobre os infravermelhos, pelo que as áreas de maior vegetação, absorvendo os comprimentos de onda da luz naquela banda, surgem a vermelho carregado em contraste com zonas geográficas onde a vegetação escasseia e a superfície é mais reflectora “luminosa”. No centro das fotos poderemos distinguir a América Latina, na direita África e no topo a América Central e do Norte.

Mais informação pode ser recolhida nos sítios abaixo:

Vistas do Sistema Solar
Missão Messenger
Nasa

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance