Lua 20050913, 21H30
LX90 e Toucam Pro 740K
185 frames em 900
Polarizador Orion
Redutor Foccal 0.5 Brightsar
Nesta imagem do passado dia 13 de Setembro, as condições de visibilidade no local eram razoáveis. Contudo, como a observação foi realizada desde dentro de uma varanda a qualidade da imagem sofreu com a interferência das ondas de calor que se desprendia das paredes circundantes.
Esta acção serviu também para testar a guiagem do LX90 com a versão 34Ec da Meade para o Autostar. As anteriores dificuldades de acompanhamento do movimento lunar resultavam da versão do software antigo. Este funciona bem.
A Lua, sendo o astro mais próximo de nós proporciona a observação de zonas da usa superfície com detalhes fantásticos decorrentes da sua acessibilidade.
A zona que a foto reproduz, o Norte está para cima, e desde aí, permite aperceber o Mare Frigoris, Mar do Frio, e a Cratera Platão.
Ao lado direito da cratera vislumbram-se as formações rochosas dos Montes Alpes e no centro o Vallis Alpes, uma extensa falha geológica.
Ligeiramente a Sul da cratera e já em pleno Mare Imbrium, Mar das Chuvas, surgem isolado um conjunto de formações rochosas elevadas: da direita para a esquerda o Monte Pico, os Montes Tenerife e os Montes Recti, com alturas calculadas entre 1400 e 2400 metros.
Continuando o nosso passeio, sobre a esquerda de Platão, e pela costa do Mare Imbrium, alcançamos o Promontório Laplace, assim baptizado em honra de um Astrónomo Francês do séc. XVIII. Este Promontório abre-se depois para a bela Baía dos Arco-Íris, ou Sinus Iridum. A fechar esta Baía de 400x260km de área surge o Promontorium Heraclides, em honra do discípulo de Platão, Heraclito (390-310 AC).
À entrada da Baía dos Arco-Íris vários enrugamentos do solo evidenciam acumulações de lava resultantes do megalítico impacto que deu origem ao Mare Imbrium.
Esta foto faz parte de um conjunto que pretendo constituir em mosaico, mostrando as zonas incluídas do Terminador deste dia.
Para acontecer um destes dias e com mais tempo …
Fontes:
Atlas of the Moon - Antonín Rukl, S&T 2004