segunda-feira, 1 de novembro de 2004

Mais do Eclipse Lunar de 28-Out


Depois de ter assistido à eliminação, mais do que justa, do FCPorto pelo Vitória de Guimarães para a Taça de Portugal, a perspectiva de poder assistir ao eclipse lunar melhorou a minha disposição.

Na varanda, apercebi-me que continuava a chover mas não desesperei. Como ainda tinha uns avi’s para processar da última observação, sentei-me frente ao PC e comecei a trabalhar.
Quando me apercebi das horas que eram faltavam 15 min para o fenómeno se iniciar com a entrada na penumbra. Eram 2H00.

Assim, depois de montar o LX90 no seu pedestal, sentei-me num banco a aguardar.
A temperatura não estava nada mal, bem pelo contrário, o vento empurrava com rapidez as núvens para nordeste e por vezes soprava tépido.

A Constelação de Orionte a iniciar a sua subida aos nossos céus foi-me entretendo enquanto a Lua se ia escurecendo.
Alturas houve em que fiquei mais de 30min aguardando por uma aberta nas núvens mas acho que valeu a pena.

Quando a Totalidade chegou, ver o nosso satélite aparentemente tão frágil, quase como se se tratasse de uma fina peça de cristal, deixou-me maravilhado e proporcionou-me a visão do meu primeiro Eclipse Lunar.

Depois já imerso na totalidade do cone de sombra projectado pela Terra, a Lua ia sendo cada vez mais escondida pelas núvens e fui-me deitar. Eram 04H10.

A imagem acima é uma fase do eclipse e é anterior àquelas publicadas antes na entrada do próprio dia do Eclipse.

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance