domingo, 23 de maio de 2004

Um Asteróide Português

O Grom Matthies da UAA enviou para a Astrolista o post que transcrevo abaixo.
Se quisere mais informações sobre um pedaço de uma rocha que tem o nome do nosso País e "anda às voltas" do Sol só tem de seguir os links que ele nos indica. Vale a pena.

"Entre os dezenas de milhares de planetas menores no cinturão de asteróides podemos encontrar um com o nome "Portugal". Esta pequena curiosidade já é motivo suficiente para que os nossos instrumentos em terra lusitana apontassem para ele. Enfim, é o "nosso" asteróide. Este ano este pequeno asteróide de cerca 10 km de diâmetro acabou há nem um mês a sua oposição (maior proximidade com a Terra), sendo por isso ainda a altura mais favorável para o observar. A proxima oportunidade será aquando da oposição em 2005, dois meses após o periélio.

Este ano a UAA lançou o primeiro apelo de captar o movimento aparente do asteróide entre as estrelas do fundo. A primeira contribuição e assim a primeira sequência fotográfica foi conseguido por Alberto Fernando, José Ribeiro e Filipe Alves. Vejam as imagens animadas e mais informações em
http://ac.astrosite.net/GX/pj200402/"

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance