domingo, 9 de maio de 2004

O Trânsito de Vénus



No próximo mês de Junho e no dia 8, Vénus em conjunção com a Terra, atravessará na nossa linha de visão o círculo luminoso do Sol.
O espectáculo sobe à cena logo pela madrugada às 06H20 e decorre até às 11H25.

NUNCA É DE MAIS REPETIR: NÃO OLHEM DIRECTAMENTE PARA O SOL, se o fizerem com auxílio de TELESCÓPIOS USEM FILTROS APROPRIADOS.
Segundo parece, a Direcção de Geral de Saúde distribuirá óculos apropriados e seguros. Informem-se! Usem o dinheirinho dos impostos!
Por outro lado se usar telescópios os cuidados deverão ser redobrados.
Um telescópio é um sistema de lentes amplificadores da intensidade de luz recebida, daí que o uso de filtros adequados ao telescópio sejam imprescindíveis por razões de segurança. Os filtros poderão ser encontrados nas casa de comércio de artigos astronómicos.
A lesão provocada pela visão directa do Sol sem protecção não é imediatamente perceptível por dor, é quase instantânea e na maioria dos casos irreversível. CUIDE-SE !!!

Na proximidade deste evento são muitas as notícias, as entrevistas, os comentários. Os preparativos para este acontecimento secular ocupam os que não estarão cá para assistir ao próximo trânsito, todos nós, isso, leu bem, pois o último foi em 1882, o próximo será em 2012, mas não é vísivel de Portugal, depois ... bom, depois só em 2117 ...

No nosso País estão em preparação um conjunto de iniciativas de divulgação e observação que irão concerteza chegar a alguns milhares de pessoas.
Na proximidade de sua casa, nas Escolas, nos Jornais, nos sites portugueses ou estrangeiros de astronomia, na Ciência Viva, nos Observatórios, bom, informe-se, interesse-se, participe!

Se mesmo assim não quiser, não puder, ou então optar só pela informação, digo-lhe que foi editado na nossa Língua, por autores Portugueses, um excelente volume sobre o assunto.
A Editora GRADIVA colocou nas bancas "Trânsitos de Vénus - À Procura da Escala Exacta do Sistema Solar". No início deste post pode ver uma foto da capa.
Da Autoria de Nuno Crato, Fernando Reis e Luís Tirapicos, podemos recolher os fundamentos básicos dos movimentos planetários em torno do Sol, o porquê dos trânsitos e como eles sucedem ou não sucedem, a sua importância histórica, as vicissitudes dos investigadores, a conquista sistemática de conhecimento, o actual estado de coisas e ainda, e ainda, a possibilidade de com uns óculos protectores poder observar da janela do seu escritório, à entrada da fábrica se ainda estiver empregado, na esplnada junto à praia, no jardim público se estiver desempregado ou a "bater uma sueca" se estiver reformado, ou então, vá até a um dos locais de observação que estão a ser anunciados e reuna-se com gente que está possuída do mesmo fascínio.

O livro está em Português fluente e desprovido de "laçarotes" académicos. É uma obra de divulgação com uma transmissão de conhecimento fácil e cativante, apropriadamente
cronológica na sua estrutura, introduzida por um Prelúdio que nos ajudará em qualquer momento posterior a relembrar qualquer informação perdida.

Se daqui a uns anos quiser saber da importância de Teodoro de Almeida nas observações do Trânsito de 1761, o livro ficará fielmente a aguardar pelo seu interesse.

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance