segunda-feira, 22 de maio de 2006

Planeta Marte


O livro “Planeta Marte – Uma História de Observação e Descoberta” faz-nos companhia numa maravilhosa jornada do percurso do conhecimento humano sobre Marte.
Da autoria de William Sheehan, um divulgador norte-americano de ciência e também astrónomo amador, a Editorial Inquérito editou esta história sobre as observações documentadas do planeta, numa evolução cronológica de factos, acontecimentos e biografias curtas das personagens mais relevantes.
Iniciando-se o percurso na remota Babilónia, termina o relato com os primeiros resultados enviados, à altura, pela sonda “Sojourney”, o primeiro robot telecomandado, quase em tempo real desde a Terra, no âmbito do Projecto Mars Pathfinder.






Os inefáveis astrólogos babilónicos, os egípcios e os gregos, mas naturalmente também Ptolomeu e Copérnico e, mais adiante, Tycho Brahe e kepler, mestres e seguidores, visões diferentes a perseguirem o mesmo trajecto de busca do conhecimento sobre o que nos maravilha e intriga.

Concerteza que os avanços e as viagens ainda não se fazem pelos “túneis das minhocas” e por isso vão desfilando pelas 295 páginas do livro as personagens que, no entender de W. Sheehan, mais fizeram, ou não fizeram, por nos aproximar da realidade marciana.

Huygens e Cassini, Herschel e Madler, Beer e Asaph Hall, o incontornável Schiaparelli e os seus “canali” que depressa promovidos a canais rasgados na superfície vermelha do planeta, passariam por muitos anos a serem manifestações de sábias e laboriosas inteligências... Mas, também Antoniadi e, sobretudo, o conterrâneo de Sheehan, o ilustre aristocrata e aventureiro endinheirado Percival Lowell.


O movimento retrógrado, as várias oposições planetárias observadas e a observar até 2035, os Observatórios de Lick, de Paris, de Flagstaff, as particularidades da visão e do olho humano e as suas implicações nas práticas observacionais e na correcção de erros decorrentes, os projectos de exploração planetária, enfim, um conjunto de temas em torno do Planeta Marte com um manancial de informação, na qual a sua estruturação e fluência adiciona à recolha da informação o prazer da leitura.

Por fim, e porque já me esquecia, também a correlação do tema com as obras de ficção de autores como Camille Flamarion, H.G.Wells e Edward R. Burroughs.

Um Bom Livro.

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance