quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Festival do Documentário Científico


Organizado pelo Departamento de Física da Universidade do Minho e pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez , um Festival do Documentário Científico decorrerá nesta Vila do Alto Minho entre os dias 24 e 27 do presente mês.

Como filho adoptado pelas Gentes e Terras do Lima, mas sobretudo como consumidor de Ciência, merece-me esta iniciativa o relevo que o Luzeiro pode oferecer.

Abaixo segue o Programa do Festival, pela diversidade da temática e dos suportes de divulgação, e também pela beleza da Vila dos Arcos de Valdevez e saborosa Gastronomia Minhota, aconselho, viva e sinceramente, a visita.

PROGRAMA do FESTIVAL DE DOCUMENTÁRIO CIENTIFICO

Dia 24
- 15h00 Documentários
- 18h00 Sessão solene de Abertura
- 21h30 Documentário: Astronauta
- 22h00 Cinema: Epidemic, de Lars Von Trier (1987)

Dia 25
-15h00 Documentários
- 21h30 Documentário: Noites em Branco
- 22h00 Cinema: eXistenZ, de David Cronemberg (1999)

Dia 26
- 10h00 Filmes a concurso
- 11h00 Documentário: A Utopia do Padre Himalaya
- 12h00 Filmes a concurso
- 15h00 Documentário: A seta do tempo, de Yuri Bespalov (URSS, 1986)
- 16h00 Palestra: O paradoxo dos gémeos revisitado, de António Manuel Baptista
- 16h30 Debate: Noções de tempo
- 21h30 Documentário: Memória dos Capelinhos
- 22h00 Cinema: Fausto 5.0, de Álex Olle (2001)

Dia 27
- 10h00 Filmes a concurso
- 11h00 Documentário: Imagens de Ciência
- 12h00 Filmes a concurso
- 15h00 Debate: Dizer Ciência
- 16h15 Atribuição do Grande Prémio
- 16h30 Encerramento

Aproveitando também esta entrada, realce também para a
Semana da Ciência e Tecnologia que arranca na próxima 2ªfeira, dia 21..

quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Venus Express



Andei uns dias ocupado e daí que não tivesse dado notícias.

Mas agora elas são boas!

A Venus Express foi lançada do Cosmódromo de Baikonur às 03h33, Tempo Universal, no passado dia 9.

Todo o programa de voo foi cumprido sem problemas e o expresso para Vénus está em velocidade de cruzeiro.

Daqui por cerca de 145 dias, a Missão Venus Express iniciará as manobras de inserção para orbitar o planeta das núvens, com uma órbita bastante excêntrica: 250km no afélio e 66000km no periélio.

"Estimados Clientes, dentro de breves instantes vai chegar ao cais ..."

domingo, 6 de novembro de 2005

Venus Express


As primeiras imagens da superfície de Vénus, aconteceram à 30 anos, concretamente a 22 de Outubro de 1975, poucos minutos antes da sonda Venera 3 perder o contacto com o centro de comando soviético.

A Agência Espacial Europeia – ESA, tem agora marcado para o dia 9 de Novembro o lançamento da Venus Express desde o cosmódromo de Baikonur, Casaquistão.
Após 162 dias de viagem será capturada pela força gravitacional do planeta e
começará o seu trabalho de investigação da atmosfera e das núvens que cobrem a superfície venusiana.

sábado, 5 de novembro de 2005

Hayabusa próxima de Itokawa


Com as parangonas do costume, a que não terá faltado a oportunidade da data do apogeu do projecto, 14 de Julho, a Missão Deep Impact da NASA disparou sobre a superfície do Cometa Temple-1, um bólide de cobre que projectou uma núvem de material capaz de, após análise à composição do espectro luminoso, permitir um conhecimento maior da génese do nosso Sistema
Solar.


Entretanto, têm os média dado pouca e nada desenvolvida informação sobre a Missão Hayabusa, lançada pela Agência Espacial do Japão – JAXA, em Maio de 2003, para exploração do Asteróide Itokawa, tão distante da Terra como 291 milhões de quilómetros.

Esta missão alia a experimentação tecnológica de propulsão por motor eléctrico à navegação autónoma, com a robotização de explorador e imagem, num conceito de baixo custo e inovação para mapeamento, recolha de amostras e retorno das mesmas à Terra, a acontecer no Verão de 2007 no deserto australiano .


Desde Setembro a orbitar o Itokawa a uma distância inferior a 20km, a Hayabusa tem enviado um conjunto de imagens realmente deslumbrantes de detalhe.
Entretanto, hoje seria o dia espacial em que a missão iria ensaiar o sobrevoo do asteróide para posterior lançamento do explorador e disparo do projéctil que fará com que o material “caia”, ou “entre”, na chaminé de recolha.

Foi, contudo, adiada devido a um alerta surgido imediatamente antes da manobra se iniciar.
A habitual impenetrabilidade japonesa disse isto e que o ensaio ficou adiado.
Sem mais.

quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Açores no mapa da Agência Espacial Europeia


No passado mês de Outubro, foram visitadas pelo Governo Regional dos Açores e por membros da ESA, as infraestruturas básicas no local onde ficará instalada a Estação de Seguimento dos próximos voos de reabastecimento da Estação Espacial Internacional - ISS.

No Monte das Flores, próximo da Vila do Porto na Ilha de Santa Maria, a estação móvel de seguimento será parte de uma rede de estações global, que utilizada no controlo dos voos das naves europeias de reabastecimento Júlio Verne, ou ATV-Automated Transfer Vehicle, os quais serão lançados desde o Centro Espacial Europeu localizado na Guiana.

Escolhida pela sua localização geográfica e pela quase inexistência de interferências rádio, a Estação do Monte das Flores permitirá ainda o appoio ao lançamento da rede global do Projecto Galileo e o suporte às naves Soyuz que se dirijam à ISS.

terça-feira, 1 de novembro de 2005

Picos da Luz Eterna


Inscrita num conjunto de projectos de baixos custos, a SMART-1 foi lançada em 27 de Setembro de 2003 e encontra-se em órbita lunar desde 15 de Novembro de 2004.
Experimentando diferentes tecnologias de propulsão, rota e comando, neste momento tem a sua missão extendida até ao Verão do próximo ano, depois do Controlo da Missão ter aproveitado todo o combustível disponível para colocar a nave numa órbita mais estável.

Estas manobras permitirão dar uma maior atenção à pesquisa no nosso satélite natural de água e dióxido de carbono sob a forma de gelo, aspectos fulcrais para perspectivar explorações humanas prolongadas da Lua com a instalação de uma base lunar.
Enfim, o grande sonho a ser construído com pequenos passos
.

Entende-se que a existir água na Lua, ela estará sob a forma de gelo nas zonas polares e mais concretamente naquelas zonas onde a luz solar nunca desfaz algumas zonas sombrias da superfície selenita onde faz um intenso frio em torno de -170ºC.

A SMART-1 tem enviado fotos dessas zonas polares das quais destaco a presente, com data de Dezembro de 2004. De notar o dramático efeito das sombras provocadas pelos rebordos das paredes das crateras.
Esta e outras imagens merecerão da equipa da ESA a maior atenção, já que zonas de sombra eterna, potenciando depósitos de gelo, são originadas pelos picos de crateras que recebem a luz do Sol na maior parte do dia lunar.

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance