quarta-feira, 30 de março de 2005

2005 Ano Mundial da Física


Especial menção se faz agora ao esforço que os Físicos andam fazendo para que nos lembremos deles e dos seus trabalhos...

Aproveitando o Centenário da Divulgação da Teoria da Relatividade estará em curso, durante 365 dias neste ano, o Ano Mundial da Física.

Para além da consulta, pelos interessados dos sites que indico abaixo, vale a pena recordar que o Dept. de Física da Univ. do Porto tem estado a organizar palestras públicas no Auditório da Reitoria da UP, aos sábados pelas 15H00.

No dia 9 de Abril, Filipe Duarte Santos, falará sobre Ambiente - "A Física e as Alterações Globais".

Depois, no dia 7 de Maio, Olga Pombo, abordará com "Filosofia, Física e Unidade da Ciência".

Por fim, a 25 de Junho, a ressacar da noitada de S.João, a Medicina surge por Manuel Paiva, para sabermos mais sobre " O Futuro da Física Biomédica"

Sites a consultar:

Sociedade Portuguesa de Física
Dep. Física da Fac. Ciencias da Universidade do Porto
Centro de Ciência Viva do Algarve
Centro de Ciência Viva de Vila do Conde



Palestras, Debates ... com Astronomia no Porto



Apesar de o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto já nos ter habituado às suas palestras, registar-se-ão nos próximos tempos um outro conjunto de iniciativas que merecem realce e de que aqui se dá conta.

Assim, organizadas por um conjunto de alunos dos Dept. de Filosofia e História, os
1ºs Encontros Interdisciplinares da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, subordinados ao Tema "Ciências e Saberes do Cosmos", terão um significativo número de dissertações as quais se irão iniciar já no próximo dia 5 de Abril, às 21H00, na FLUP, com "Universo - Teorias de Formação e Fim" , por José Raeiro.

Depois a 7 de Abril, "Buracos Negros e Buracos Verme", por Rosa Doran - definitivamente a não perder.

Mais tarde a 12 de Abril, "Formação e Comportamento de Corpos Celestes", por José Raeiro e Catarina Lobo, a génese dos Planetas e das Galáxias que os albergam.

Tudo às 21H00, na FLUP. Outros eventos, posteriores a estas datas, serão aqui divulgados a seu tempo.

E, pronto, por hoje é tudo.

segunda-feira, 28 de março de 2005


Saturno 21 de Janeiro, 23H45

Esta imagem já está um pouco atrasada ... se olharmos para o calendário, claro. Contudo Saturno é sempre um espectáculo em qualquer dia ... desde que se consiga observar, claro. A imagem foi obtida com recurso a uma webcam e ao LX90. Desculpem não haver mais pormenores, mas ainda não me disciplinei o suficiente para registar os detalhes destes trabalhos. Entretanto, se quiserem ver Saturno ao vivo e a cores, e a meteorologia deixar, procurem-no na Constelação de Gémeos.

segunda-feira, 21 de março de 2005

A Atmosfera de Encelado



Na pequena e gelada lua de Saturno, a Sonda Cassini acabou por confirmar as suspeitas dos investigadores: Encelado tem atmosfera.

O 11º satélite do sistema saturniano a ser descoberto em 1789 por W. Herschel, não revelou todos seus segredos aquando da passagem da sonda Voyager em 1981, tendo deixado um conjunto de suspeitas nos cientistas que se interrogavam sobre razão para a composição por finas partículas de gelo do Anel E.

Agora entre um conjunto de imagens obtidas em Fevereiro e Março, a sonda Cassini pode satisfazer a nossa curiosidade.
A fina camada atmosférica é composta por moléculas de água na forma de vapor. Porém, atendendo à dimensão equatorial do seu diâmetro, cerca de 500km, a atmosfera encontra-se em constante renovação porque a
força gravitacional do corpo é baixa e deixa escapar o vapor de água, suspeitado de ser produzido por actividade vulcânica ainda não descoberta.



Créditos: NASA/ESA 20050309

Esta “fuga” do vapor de água é provocada pela maior força gravítica desencadeada por Saturno. Este modelo explicaria não só o facto do Anel E ser composto por partículas de gelo, mas também a razão pela qual o campo magnético do senhor dos anéis ser perturbado pela órbita de Encelado. O Magnetómetro da Cassini pode comprovar que a agitação do campo magnético de Saturno resulta da perturbação que as moléculas de água ionizadas de Encelado libertam na sua órbita.

Por outro lado, com base nas imagens obtidas explicou-se também a razão pela qual este satélite é o mais reflector das luas do Sistema Solar. Com a sua atmosfera de vapor de água em constante renovação, supõe-se que a precipitar-se sobre a forma de chuva na superfície, cria uma camada de gelo “fresca e limpa” como nenhuma outra.


Fontes:

Revista Nature online
Cassini Huygens ESA Webpage

Cassini-Huygens NASA Webpage
Cassini Imaging Team

domingo, 20 de março de 2005

Uma Breve História ...

Num gesto amizade há uma semanas ofereceram-me um livro de Bill Bryson.

O título, Uma Breve História de Quase Tudo, ambicioso, leva-nos numa “viagem pela ciência” de uma forma pratica e “muito bem documentada”, editada pela Quetzal
Sobretudo divulga a Ciência, e nesta aquela que o autor achou mais significativa na História da Humanidade, mas também aqueloutra dos erros e dos insucessos, das intrigas e das vaidades pessoais.

Não se trata somente de Astronomia, de Física, de Astrofísica, mas de Biologia, Antropologia, Geologia, Arqueologia, Ecologia … enfim um conjunto de áreas de investigação e conhecimento, que na horizontal são apresentadas pela voz de alguns dos seus intérpretes ou comentadas pelo autor, perspectivando na vertical a evolução da Humanidade e do Mundo que nos rodeia.

O que este livro talvez rejeite é um entendimento do Conhecimento enquanto evolução linear, isolada ou paralela das coisas vivas e inanimadas, e no qual o papel da espécie dominante é o de tentar fazer com que tudo gire em torno do seu pequeno cosmos.
Talvez por isso o seu último capítulo tem como título Adeus.

Atractivo e leve, bem traduzido e vertido para a Língua e Cultura Portuguesas, é uma leitura que recomendo.

quarta-feira, 16 de março de 2005

Reabertura do Luzeiro !!

O LUZEIRO está reaberto.

Durante as últimas semanas, impossibilidades várias obrigaram-me a suspender o bloco-notas.
Bem vistas as coisas, tal e qual como o Tempo, também este tempo de suspensão me pareceu desmedido.

Entretanto, estamos aqui e isso é que importa. Também o resto todo que nos rodeia e de que fazemos parte mesmo que não o queiramos.

No sábado de aqui há 15 dias fiz uma pequena observação do céu. Uma coisa de 30 minutos, com binóculos e sob um céu magnitude 4.

Entretive-me a vaguear por Orion (sempre!) e Gémeos. Dos objectos do céu profundo, encontrei M35, M42, M43, M45 também.

Fiquei satisfeito e hei-de voltar a este local mais vezes.

Aliás, aparecerá aqui mais vezes, pois será o local do meu futuro Observatório.



 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance