sábado, 31 de julho de 2004

Astrovide 2004 - Parte 8 e fim

As pessoas e as viaturas iam juntando-se em torno da área delimitada pelos funcionários da Câmara de Castelo de Vide para que a observação pudesse decorrer sem problemas de intromissão de estranhos ao evento.

Terminado o jantar e sem mais conversa também nós transportamos os nossos equipamentos para a zona de observação.
Contudo, tão rápido ali chegamos assim as nuvens começaram a encobrir o céu…
Apesar de tudo insisti em montar o LX90, afinal na verificação que fizera de manhã tudo parecera correcto … haveria que testá-lo.
E pronto, depois de várias tentativas de novo a mesma e exasperante mensagem de alinhamento incorrecto. Nestas como noutras situações o melhor é aguentar firme a contrariedade e esperar que a calme retorne, para então noutro tempo e lugar tentar de novo. De qualquer das formas, o céu estava a encobrir e já muitos se questionavam se deveriam ir dormir ou ficar a aguardar por uma aberta.



Constelação de Delphinus

Enfim, fomos daqueles que decidiram ir dormir e fizemo-lo pouco depois das 0h30 de domingo.
Mais tarde viemos a saber que o céu abrira por volta das 02h30 e permitiu observação durante cerca de 2 ou 3 horas.

Certos que não será por uma meia noite de céu encoberto que o Astrovide não deixará de se realizar, metemos o “Roncinante” á estrada e rumámos ao Porto, desejando que o ano passe depressa e que Julho de 2005 nos traga de volta ao Astrovide e às Terras de Castelo de Vide.


O Tejo em Vila Velha de Ródão

sexta-feira, 30 de julho de 2004

Astrovide 2004 - Parte 7

Depois da espreitadela pelos Coranado PST e ainda uma sortida às bancas da perseu e da BrightStar, resolvemos avançar para o jantar que seria junto da Barragem.

No parque de merendas, também próximo do local de observação e do improvisado parque de campismo, colocou a Organização uns assadores a carvão e pranchas de madeira corrida onde podiamos colocar os pratos de plástico que podiam ser cheios de Arroz com míudos, salada, pão, entrecosto, febras, entremada, enfim, um bom e saboroso jantar ... Diga-se que pois do "vigoroso" almoço no Restaurante D. Pedro, nem sei como consegui no intervalo de poucas horas tornar a comer ...

O pôr-do-sol iniciou-se pouco antes de nos sentarmos à mesa.




quarta-feira, 28 de julho de 2004

Astrovide 2004 - Parte 6

Depois de uma passeata e um reconfortante descanso no fresco Jardim central, voltei à sala das conferências.
A assistência mantinha-se atenta. Forasteiros e muitos alunos do Secundário. Alguns professores e outra gente interessada naquelas coisas, ou só consumidas pelo calor e que tivessem ali entrado em busca de sombra e descanso.

Na entrada da sala dois dos comerciantes de artigos de astronomia tinham montado os seus stands: a Perseu de Lisboa e a BrigthStar de Bustos. Algumas novidades antes só apreciadas nos sítios online das lojas, mas também demonstrações quase à vontade do freguês.
No exterior do edíficio, a Perseu apresentava um novo telescópio da Coronado e um filtro Halpha, ambos para observação do Sol.
Naturalmente que demos a nossa espreitadela nestas propostas.
De facto olhar o Sol através do PST e/ou através de um filtro Halpha torna a nossa estrela muito mais atraente. Conseguimos apreciar alguns flares e uma das manchas em circulação.
O custo destes telescópios até não é, relativamente, muito elevado, contudo o Sol não é um astro que me entusiasme muito. De qualquer das formas como tenho o filtro que construí para o Trânsito de Vénus, ,para a observação solar que faço, ele satisfaz as minhas necessidades actuais.

Para quem quiser ver e ficar a saber como é, o melhor é passar pelo Sítio do Pedro Ré:

http://www.astrosurf.com/re/sun_halpha_pst_20040717.jpg
http://www.astrosurf.com/re/pst_coronado.jpg

terça-feira, 27 de julho de 2004

Astrovide 2004 - Parte 5

Algumas Fotografias de Castelo de Vide





E uma sombrinha àquela torreira é fundamental



Castelo de Vide é uma das Terras Portuguesas mais bonitas que eu pude disfrutar.
A limpeza, a hospitalidade, a gastronomia, a Cultura, enfim, é linda e recomenda-se e espera-se que não seja adulterada a troco daquilo que noutros pontos do Pais se denomina por evolução e progresso, como eufemismo moderno para a burrice de uns e o alheamento de todos nós.





Astrovide 2004 - Parte 4

Dia 17 de Julho de 2004
 
Demorei mais do que os outros a acordar .... por sorte a minha tenda ficou bem localizada, protegida do Sol da manhã por um par de frescas árvores.
 
Mantivemo-nos os 4 em conversa amena até à hora de almoço. Aproveitei este tempo para verificar qual a causa de não me ter sido possível alinhar o LX90 na madrugada. Encontrei, ou pelo menos pensei que encontrei: a hora do local adiantara-se relativamente à real. Estranho ... Enfim, esperei que fosse esta a razão e verifiquei todos os outros parâmetros.
Já que estava numa de bricolagem, tratei da saúde ao "Roncinante". Apertei as porcas e os parafusos ",  vi-lhe as entranhas, avaliei o nível do óleo, fiz-lhe umas festas no intercooler e agradeci-lhe ter-nos trazido até ali sem precalços, ficando-lhe obrigado ao mesmo desde que nos retornasse sãos e salvos.
 
À hora que o estômago achou conveniente metemo-nos nos carros e rumámos para o centro da Vila.
Uma volta pela Praça principal e dámos de caras com outros participantes: o Rui Tripa, o Grom, o Hugo Silva
A nós, que já eramos muitos dentro do Restaurante D.Pedro, juntou-se ainda o Pedro Mota e a esposa e o filho.
 
Um local a fixar Restaurante D.Pedro. Boa cozinha regional na lista, carnes e peixe bem confeccionados, quantidades bem ajustadas, uma cardápio de vinhos que iam além das marcas alentejanas e próximas. Ambiente acolhedor, asseado, fresco, com atoalhado e guardanapo a condizer. Um pequeno senão:a serventia pareceu-me um pouco desatenta à clientela ....
 
Atravessamos a rua, esticámos as pernas pela calçada, entrámos na Casa da Cultura onde o fresco ambiente permitia que as palestras se fizessem em excelentes condições.
 
O Programa oferecia os seguintes temas e oradores:
 
15h 30m – Pedro Ré – Trânsito de Vénus
16h 15m – Guilherme de Almeida
– Telescópios
17h 00m – José
Matos – Rover Revolution

Ao intervalo fazia-se uma Observação Solar e depois continuava-se com:
 
18h 30m – José Augusto Marques – Sistema Solar
19h 45m – David Nunes – Robots Exploradores
 
Os palestrantes que me desculpassem, mas o Arroz de Pato, bem regado com um tinto local e da casa, barrava-me a amplitude focal ...  daí que, mesmo à torreira do meio da tarde,  tivesse saído para dar uma volta pelas redondezas.
 
 

domingo, 25 de julho de 2004

Astrovide 2004 - Parte 3

O Sítio de Observação do Astrovide 2004



Aspecto da Barragem de Póvoa e Meadas



os verdadeiros donos do local:  as Cegonhas e a Garça


sábado, 24 de julho de 2004

Astrovide 2004 - Parte 2

O Luís manobrava o portátil, orientava o Takahashi e "puxava" pela Atik na busca dos melhores "takes" da Nebulosa da Hélice, NGC 7293.

O Nuno calmamente passeava os seus binóculos e maravilhava-se com a magnitude fornecida pela quase inexistente poluição luminosa do local.

O Rui desmanchava a traseira do "Roncinante" em busca de contrapesos e oculares, diagonais e barlows, filtros e baterias.

Eu? Bom, eu só desejava que o LX90 alinhasse e me desse aquilo que pretendia... mas não.
Depois de várias tentativas recusadas pelo "amigo dos preguiçosos" do céu, acabou por me dar só algumas vistas da Constelação da Águia mas em movimento de estrela-em-estrela.

Decidi dar-lhe descanso. No dia seguinte veria o que se passava...

Tirei a câmara e foto aqui foto acolá, foi percorrendo a Constelação da Águia e a do Cisne que se encontravam bem altas.

O Rui e Nuno terminaram a montagem do LXD e podemos entreter-nos.
O Luís tinha um cadeira de descanso fantástica e  com a ajuda dos seus binóculos Fujinon observar a Galáxia de Andrómeda.

Acabei com a sessão, murchito por força das negas do LX, por voltas das 04h00.

O Rui e o Luís ainda ficaram até às tantas.

Se quiserem ver o trabalho do Luís Carreira nesta noite e nas seguintes vão até ao sítio dele. Vale a pena.

http://astrosurf.com/carreira/obs2004_07.html#20040717



sexta-feira, 23 de julho de 2004

Astrovide 2004 - Parte 1

 
 
  Ficou então combinado, iríamos juntos e  sairíamos às 19horas de 6ªfeira , dia 16, para ainda durante a madrugada de sábado, dia 17, podermos disfrutar do céu da Barragem de Póvoa e Meadas.
À partida, o céu sobre a VCI era negro como o breu do asfalto, tanto como o pára-arranca "
A animação misturava-se com a esperança de que o céu alentejano  não nos frustrasse a viagem, contrariando as negras perspectivas que a passagem sobre a Ponte da Arrábida revelou no horizonte da Foz.
 
O Rui fazia a sua primeira participação no Astrovide, eu e o Nuno faziamos a nossa segunda observação em grupo do ano. Sim, eu sei, mas as coisas são como são e não é por isso que o nosso entusiasmo na Astronomia Amadora diminui.
 
O "Roncinante", carregado de telescópios tendas sacos de dormir oculares binóculos câmaras fotográficas bancos mesas de campismo tripés fotográficos computadores portáteis e o que mais não lembra, fazia o seu papel de fiel companheiro das minhas viagens pelo Universo e marchava down south como um relógio suiço. O conta quilómetros marcava 120 e às vezes 110.
 
Parámos em Pombal para dar "palha" ao bicho e comermos uma bucha. Coisa rápida e plástica para que chegassemos rápido, de preferência antes da noite acabar.
 
Começou a morrinhar depois de sairmos da estação de serviço. Continuou a piorar até à Serra de Aire e dos Candeeiros e já "rezavamos" para que a coisa parasse por ali. A verdade é que em algum sítio os nossos impropérios foram ouvidos e deferiram-nos tempo claro e seco já na descida para a A23. Fixe!
 
Telefonamos ainda ao Acácio Lobo dizendo-lhe que estavamos atrasados e que iríamos directos ao sítio de observação. Sossegou-nos sobre o tempo que fazia e continuamos, mais aliviados, até Castelo de Vide.
 
Chegámos à Barragem às 23h40 e já lá se encontrava o Luís Carreira ....



quinta-feira, 22 de julho de 2004

A Small Step ...

Recordo esse momento estranho de há 35 anos atrás: A Chegada do Homem à Lua.

Ainda se festejavam as vitórias do Benfica, a excelência de Eusébio, e a Selecção Nacional do Mundial de Londres 66.
A Televisão aparecia em nossas casas, mas as famílias ainda tinham outros hábitos. As crianças, a criança que eu era nessa altura, ainda não colocavam de lado o pião, e a "sameira", o "bogalho", as "cóboiadas", etc.
O Futebol, o Hóquei e o Ciclismo eram o nosso entretimento.
Só mais tarde é que se tornaram uma chatice as Peregrinações a Fátima, as declarações ao País do ditador Salazar, as "ensagens de Natal dos Soldados na Guerra do Ultramar", as sessões de fado, as touradas da RTP, o Festival da Canção, a repressão estudantil, a queda e a morte do "Botas", as "Conversas em Família" do segundo ditador Marcelo.

Olhar num televisor o Neil Armstrong a colocar o pé na Lua e a dizer aquela frase ensaiada, ver aquela imagem tecnicamente deplorável e fantasmagórica, ouvir os comentários de assombro ou dúvida aos familiares e conhecidos, e os eventualmente técnicos de Eurico da Fonseca, não me fizeram esquecer, trinta e cinco anos depois, o maravilhamento que na altura senti.
Parecia um filme, um bom filme de ficção científica.

Contudo, de novo olhando para trás e tentando, ao mesmo tempo, relembrar os 35 anos posteriores de espectaculares realizações humanas, acho agora que foi, realmente, um pequeno passo.

Como todos os pequenos passos que damos.

Cada um deles fazendo-se acompanhar de uma sensação de plenitude e abertura na espiral de um caminho que vale a pena viver.



quinta-feira, 15 de julho de 2004

Aí está o ASTROVIDE 2004 !!!!

Vai realizar-se neste fim-de-semana o Astrovide 2004.

O Astrovide é um Encontro de Astrónomos Amadores que se vem realizando desde 2002 em Castelo de Vide e que este ano se irá desenrolar nos dias 17 e 18 próximos.

Patrocinado pela Câmara Municipal e organizado por Acácio Lobo e Equipa, o Astrovide oferece um conjunto de eventos cuja a qualidade tem merecido a entusiástica adesão da Comunidade de Astrónomos Amadores Nacional e da População local.

Na Astronomia, o Astrovide compõe-se de duas partes, uma com palestras sobre assuntos temáticos inerentes e, pela noite dentro, uma Sessão de Observação na Barragem de Póvoa e Meadas, a qual, pelas condições meteorológicas e localização específica do sítio de instalação dos telescópios, tem oferecido quase excelentes condições para o maravilhamento das largas dezenas de Astrónomos e curiosos, que fazem longas filas para aproveitarem de uma espreitadela nas janelas que se abrem para o Sistema Solar e Céu Profundo.

A componente social não é esquecida e, para além das variadas ofertas da Gastronomia Regional disponíveis nos cardápios dos restaurantes e pastelarias, no dia 18 de manhã, está agendada uma visita guiada pelo Centro Histórico da Vila.
Um saboroso caldo de cultura aonde é possível tomar conhecimento do rico legado histórico existente.

Como é natural nós, adeptos indefectíveis do Astrovide, vamos estar lá este fim-de-semana e convidamos vivamente todos aqueles que poderem deslocar-se a Castelo de Vide para se associarem a esta iniciativa de grande qualidade na divulgação da Astronomia Amadora e da Cultura e História de Castelo de Vide.

Mais informação e Programa do Astrovide 2004, no sítio do Acácio Lobo.

http://alobo.astrosite.net/encontro2004.htm

terça-feira, 13 de julho de 2004

Estação Espacial Internacional

Ontem, pelas 21H50 e durante quase 5min., estive a contemplar a passagem da Estação Espacial Internacional.

É um espectáculo maravilhoso pelo significado que lhe atribuo: Um dos melhores expoentes da nossa capacidade de realização e superação de dimensão enquanto espécie.

Para além dos aspectos filosófico-metafísicos que a afirmação anterior implica, na ISS (International Space Station) questões práticas da exploração espacial continuam a ser avaliadas.

A tripulação actual, Gennady Padalka e e Mike Fincke, dedicam-se a experiências sobre os efeitos da microgravidade sobre o Corpo Humano exposto a estas condições durante largos períodos de tempo.
Esta semana estiveram a testar meios de comunicação remota face a acidentes ou doenças que afectem seres humanos em áreas onde a assistência médica seja inexistente, recorrendo ao diagnóstico produzido em colaboração com um centro médico.
Concerteza que, para além dos aspectos imediatos da exploração espacial, esta experiência também dará um certo jeito em áreas de combate militar, onde obter aconselhamento médico e intervenção através da TeleMedicina será, porventura, factor de vitória.

Estão também em curso avaliações decorrentes de algum mau funcionamento no sistema de arrefecimento dos fatos espaciais usados aquando das surtidas dos astronautas ao exterior da ISS. Um simulacro de incêndio bem como a prontidão para o seu combate, será executado esta semana.

Estas e outras notícias, bem como previsões para a passagem da ISS sobre o nosso céu em:
http://spaceflight.nasa.gov
http://pedro-felix.planetaclix.pt/

sábado, 10 de julho de 2004

QUEREMOS MAIS !!

O Jornal "Público" oferece-nos na edição de hoje uma excelente notícia.
Não, não é essa ... seja qual for a que estivesse à espera :-)

Trata-se de nos relatarem os perfis de 19 jovens Portugueses, alunos do Ensino Secundário, que vão estar envolvidos em várias Olímpidas de Conhecimento.

Assim, de hoje até ao dia 18 decorrem em Atenas, Grécia, as Olímpiadas de Matemática, a que se seguirão as de Física, de 15 a 23 de Julho, em Pohang na Coreia do Sul. Finalmente, Kiel, na Alemanha, receberá entre 18 e 26 deste mês os jovens concorrentes nas Olimpíadas de Química.

Eles e os seus Pais e os seus Professores e NÓS, estamos TODOS muito orgulhosos e esperamos que aproveitem a oportunidade.

QUEREMOS MAIS!!
QUEREMOS MAIS!!

Missão Cassini-Huygens - IX

Mais sobre Titã ...

O maior satélite do nosso Sistema Solar é Ganimedes, a maior lua que orbita o planeta Júpiter.
Titá é o segundo maior satélite do Sistema Solar, sendo assim a maior lua de Saturno.

Tal e qual a nossa Lua, que tendo a sua rotação sincronizada com a da Terra nos apresenta sempre a mesma face, também no seu período de rotação de 16 dias Titã apresenta a Saturno sempre a mesma face.

Mais alguns dados ...


Distância média ao Sol - 1 427 000 000 km (a Terra 149 milhõeskm)
Distância média a Saturno - 1 221 870 km
Diâmetro da Superfície - 5 150 km (12 103km o Diâmetro da Terra)
Massa - 1/45 da Terra
Temperatura à superfície - 94Kelvin (-180ºC)
Pressão Atmosférica - 1500 mbar (1.5 a da Terra)
Composição da Atmosfera - Nitrogénio, Metano, Amonia, Argon, Etano

Se pudessem crescer nesta atmosfera pesada, gelada, pouco luminosa e regada com chuvas ácidas, de que cor seriam e que cheiro teriam os cravos titânicos ...

sexta-feira, 9 de julho de 2004

Missão cassini-Huygens - VIII

As primeiras espreitadelas em Titã ...



Há alguns dias atrás, mais precisamente a 5 de Julho, a Cassini-Huygens sobrevoou o satélite Titã e obtivemos as primeiras fotos, de que se reproduz aqui uma resultante da combinação de várias exposições a diferentes comprimentos de onda próximos do infra-vermelho. Foi possível então olhar mais de perto a singularidade de Titã e aperceber alguns detalhes da sua superfície.

Assim, na imagem da esquerda são visíveis manchas escuras relacionadas com zonas de água gelada, enquanto que as mais brilhantes indicarão áreas de gelo de outros compostos, eventualmente hidrocarbonetos.
Na imagem que se apresenta ao centro, obtida de modo a captar comprimentos de onda de luz com 2.8microns, a cor azul escura uniforme sugere que toda a superfície estará coberta por gelo.
por fim, a imagem da direita indica de novo a presença de zonas geladas com a presença de diferentes compostos.
A mancha mais clara, no pólo sul do satélite, será um aglomerado de núvens de metano.

A composição das imagens proporcionou uma outra de cores falsas, mas mais aprazível aos nossos olhos.

sexta-feira, 2 de julho de 2004

Missão Cassini-Huygens - VII

Exclamação em geito de espanto face A minha ignorância ...

"Manobra num sentido de progressão de baixo para cima relativamente ao plano dos anéis." ????

Missão Cassini-Huygens - VI

A Missão entrou em órbita.

Conforme esperado, às 02H30 U.T. de 1 de Julho, 03H30 em Portugal, a nave Cassini-Huygens iniciou a travessia do plano dos Anéis de Saturno.
Esta manobra, destinada a inserir a nave na órbita do planeta, foi executada num sentido de progressão de baixo para cima relativamente ao plano dos anéis.
A Cassini-Huygens atravessou os anéis F e G num ponto situado a cerca de 19000 km acima das núvens de Saturno.

Uns 25 min mais tarde, inicou-se uma manobra de afrouxamento de velocidade, tendo sido nessa altura accionados os dois propulsores principais que colocaram a nave em órbita pelos próximos 4 anos.
Para protecção do corpo principal do engenho espacial terrestre, esta foi posicionada de modo a que a sua antena principal funcionasse como escudo protector aos eventuais impactos de outros objectos orbitantes.
O sinal reportando o sucesso da manobra chegou a Terra passados 84 min, tanto quanto demorou a percorrer os 1500 milhões de quilómetros que nos separam de Saturno.
Se esta manobra tivesse fracassado a nave perder-se-ia e com ela 30 anos de trabalho.

Tendo em conta que a Cassini-Huygens não virá a estar mais próxima dos anéis, foram levadas a cabo um conjunto de observações e obtidas as primeiras fotos de extraordinário detalhe.

Para ver as fotos sempre mais recentes veja-se o sítio da equipa de registo e tratamento de imagens da Missão Cassini-Huygens: http://ciclops.lpl.arizona.edu

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance