sábado, 17 de junho de 2006

Queda de Meteorito na Lua


Embora existam diferentes teorias e versões sobre a formação da Lua, não há dúvidas quanto à importância da ausência de atmosfera na modelização da superfície lunar.
De facto, a Lua, contrariamente ao que acontece na Terra em que a atmosfera nos serve também como guarda-chuva , não possui uma atmosfera que a proteja dos impactos de metoritos e asteróides.

A chuva de objectos a erodirem a superfície, contribuindo também para a formação da camada de regolito, foi já por várias vezes observada e registada.
O registo que aqui fica, é o resultado de um impacto a 38km/s de um bólide com cerca de 25cm de dimensão. Um meteoróide com estas dimensões produziria na atmosfera terrestre um rastro brilhante ao desintegrar-se e nunca atingiria a superfície do Planeta.

A mancha brilhante que se observa sobre a direita da foto, resultado da explosão após o momento de impacto, ocorrido em 2 de Maio passado, foi obtida por uma equipa da NASA Meteoroid Environment Office que iniciou um projecto de vigilância destes eventos.

Retomada a possibilidade de tornarmos ao nosso satélite natural, é natural a vontade de monitorizar e estudar este tipo de eventos também na vertente de futuras explorações.

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance