terça-feira, 7 de setembro de 2004

Missão Genesis - Parte II e Fim

Final

Desde 2001 colocada a cerca de 1,5 milhões de quilómetros do nosso planeta, num ponto equidistante da Terra e do Sol em que a nossa atmosfera e campo magnético não introduzem influências no fluxo do vento solar, a Genesis retorna à Terra amanhã, dia 8 de Setembro, numa manobra circense devidamente coreografada e não menos mediatizada, na qual helicópteros da Força Aérea Norte-Americana irão “pescar”, sobre os céus do Estado de Utah, os colectores com os sopros do vento solar recolhidos pela Genesis durante 3 anos.




Pesando cerca de 636Kg a Nave Genesis transportou 4 instrumentos científicos fundamentais para o sucesso desta Missão: um colector de partículas construído com materiais como diamantes, silicone, safira e ouro; um analisador de iões para a recolha de informações sobre a velocidade, densidade, temperatura e composição (aproximada) do vento solar; um analisador de electrões para realizar o mesmo tipo de pesquisa anterior e um concentrador de iões, que das várias partículas transportadas pelo vento solar, isolará os de oxigénio e nitrogénio.


Um dos Colectores Solares

A Genesis expressa a ansiedade da Comunidade Científica na pesquisa e comprovação da Teoria da Nebulosa Solar que, actualmente, se esforça por explicar a formação do Sistema Solar.
Esta Teoria entende que em resultado da explosão de milhões de outras estrelas há muitos milhões e milhões de anos-luz, uma gigantesca núvem de poeira cósmica e diferentes gases à deriva pelo espaço sideral terão, num determinado momento e sem outras causas senão o efeito gravitacional dos corpos, entrado em contracção sobre si mesmos, formando o Sol e libertando massas e gases para a sua periferia.

Depois de mais alguns milhões de anos terão surgido os planetas sólidos: Mercúrio, Vénus, Terra e Marte, e os planetas gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno, os cometas e os asteróides e todos os corpos que orbitam em torno da estrela Sol.
Obviamente, nós incluídos.

Segundo a NASA, o objectivo principal da Missão Genesis é desvendar o mistério da existência de diferentes isótopos de oxigénio no Sistema Solar. Segundo os cientistas envolvidos na definição desta Missão, resolver este mistério é, então, explicar a formação do Sistema.




O Sol, em 5 milhões de anos de existência como ser vivo auto-suficiente, manteve em si mesmo todas as componentes que deram início a este mistério.
Nós, seres simples, breves e dependentes, pretendemos nas próximas dezenas de anos desvendá-lo.

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance