quinta-feira, 12 de agosto de 2004

A Constelação do Golfinho

Na entrada do dia 31 de Julho mostrei aqui a foto que tirei da Constelação do Golfinho aquando da minha presença no Astrovide.
Hoje vou reunir um pouco mais de informação sobre ela. Abaixo apresento a mesma foto, sendo que as principais estrelas estão notadas pela sua designação e respectiva magnitude aparente.

Mesmo em ambiente de poluição luminosa urbana, se olharmos para o céu e procurarmos o nosso zénite encontraremos realçadas as estrelas de maior luminosidade do chamado Triângulo de Verão: Vega em Lira (Lyra), Deneb em Cisne (Cygnus) e Altair na Constelação da Águia (Aquila).

Se se reparar nos números que seguem por debaixo da denominação das estrelas, notar-se-à que o conjunto possui uma magnitude que em céu urbano, ou mesmo de subúrbio, o torna muito ténue.
É então provável que a pequena Constelação do Golfinho não seja facilmente observável ou até nem sequer entrevista nestas condições.

A estrela Alpha Delphinus, com uma luminosidade "real" calculada na ordem de 138 vezes superior ao nosso Sol, encontra-se a cerca de 241 anos-luz. A estrela na ordem de grandeza seguinte, Beta, estará localizada a cerca de 97 anos-luz e a sua luminosidade será superior à do Sol em 25 vezes.
Se compararmos estes valores com as 3 estrelas do Triângulo de Verão veremos, por exemplo, que Vega, a mais brilhante e a mais próxima das três, se encontrará a cerca de 25 anos-luz mas a sua luminosidade é 44 vezes superior à do Sol.

A foto foi tirada com uma exposição de 15" a F2.8.
Deixo ficar uma ligação ao sítio do Clube de Astronomia da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, onde poderão encontrar mais informação sobre esta Constelação
http://www.ga-esec-pinheiro-rosa.rcts.pt/constelacoes_antiga/delfim.htm




 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance