segunda-feira, 16 de agosto de 2004

Missão Cassini-Huygens - Parte X

Mais Lua, menos lua …

Em mais uma órbita de Saturno, a nave Cassini ajudou a descobrir e a acrescentar mais duas luas às 31 antes existentes. Mas, com toda a certeza, até ao final da Missão este número subirá, pondo em causa a definição pouco menos que subjectiva para que um objecto se torne na lua de um planeta.

Na sequência do estudo das imagens recebidas, os dois objectos agora detectados apresentam diâmetros consideravelmente baixos quando comparados àqueles que habitualmente imagino quando figuro na minha mente uma lua.
Um dos objectos terá de diâmetro 3km enquanto outro terá 4 quilómetros. Orbitam Saturno entre as órbitas de luas maiores, Mimas e Encelados, e a uma distância de 211000 km de Saturno.
Concerteza que no tempo de Galileu ninguém se interrogou se existiriam mais objectos para além daqueles que ele descobriu em torno de Júpiter. Só por si, esses poucos já deram água pela barba às mentes retorcidas dos obscurantistas da Santa Inquisição e muitos apertos ao astrónomo do séc. XVII. Nos nossos dias interrogamo-nos sobre a definição que deverá presidir à denominação de lua de um planeta.
Entre outras questões, uma poderá ser o facto de estarem contabilizadas mais de 120 no nosso Sistema Solar, outra poderá ser a subjectividade na definição da dimensão do objecto.
Certo é que para ser lua terá de orbitar um planeta e fazê-lo numa trajectória, mesmo que muito elíptica, em torno de um dos planetas do sistema.

Outro aspecto interessante deste achamento foi o facto de estas luas se encontrarem não entre os espaços vazios dos anéis, como os modelos teóricos prediziam, mas entre as órbitas de dois objectos de maior dimensão orbitando Saturno, Mimas e Encelados.
Mesmo assim, e tendo em conta a sua dimensão e posicionamento orbital, simplesmente estas duas novas luas já deveriam estar reduzidas a destroços e dessa forma incorporadas nos vários anéis.
E, então, porquê? Porque as trajectórias dos cometas do Sistema Solar há muito deveriam ter sido secantes e tangentes comos dois “calhaus” agora descobertos.
Esta descoberta acaba assim por colocar em discussão uma interrogação:
Será que existirão assim tantos cometas no nosso Sistema Solar capazes de andarem aos encontrões com outros corpos celestes?

Pela minha parte espero que sejam bem poucos aqueles capazes de atingir a Terra ...

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance