As notações inscritas na fotografia que apresentei na parte I, representando um conjunto de formações que foram escolhidas de forma aleatória, têm o curioso particular de incluir uma formação geológica baptizada com um nome conhecido dos Portugueses.
As formações entrevistas na foto representam também uma zona do chamado Mare Imbrium, uma imensa extensão relativamente plana com cerca de 830.000km2, cravada de crateras e falhas geológicas e bordejada por cordilheiras e montes, que encerram as lavas expelidas do interior da Lua em resultado dos tremendos impactos de que o nosso satélite natural foi alvo durante milhões de anos.
Diria que, pelo aspecto do “queijo”, antes ele que o nosso.
Canon PowerShot S1 IS f/4.5- 1/50s
A zona escolhida, uma das muitas presentes sobre o Terminador, nome que se dá à linha divisória clara/escuro resultante do ângulo de incidência da luz do Sol na superfície lunar e da nossa posição face à órbita da Lua em torno da Terra, a zona escolhida, dizia eu, situa-se sobre a nossa direita , quando olhamos para Mare Imbrium, na fase de Quarto Crescente ao 7º Dia do Mês Lunar.
Este Mare, mais as formações aqui abordadas, embora sem o detalhe da fotografia, é passível de observação com uns binóculos de 10x de aumento.
Enfim, relembrando as formações escolhidas, e por outro lado julgando fastidioso detalhar as suas características de forma exaustiva, será curioso notar o baptismo de uma cratera com o nome do famoso aviador brasileiro Alberto Santos-Dumond.
Encostada sobre as vertentes da cordilheira dos Montes Apeninos e sobre o maciço de Fresnel, a cratera Santos-Dumond cobre uma área de cerca de 64km2 , sendo contudo desconhecida a sua profundidade.
Pela observação das fotografias até hoje obtidas, nas quais não se inclui a minha, reconhecem-se as suas paredes elevadas e escarpadas e a forma circular da abertura.
Para mais informações procurem os sítios:
Lunar and Planetary Institute
http://www.lpi.usra.edu/
Missão Clementine
http://www.cmf.nrl.navy.mil/clementine/
ALPO Lunar Section http://www.lpl.arizona.edu/~rhill/alpo/lunar.html
Vistas do Sistema Solar: http://nautilus.fis.uc.pt/astro/mirror/solar/portug/moon.htm