sábado, 27 de março de 2004

À sobremesa da Limpeza ...

Apanhei uma gripe das antigas e só agora tive ganas de cá voltar.

Entretanto apercebi-me de que dar notícia da limpeza de um telescópio e não referir o que fazer às oculares, não deixaria o assunto completo.

A verdade é que é bem mais simples limpar as oculares, se bem que ainda se deva manter o mesmo grau de atenção sobre ... o revestimento do vidro das oculares.

Assim, tendo em conta que antes usamos uma mistura líquida de água destilada, álcool isopropílico e 2 ou 3 pingas de ajax limpavidros para a limpeza do corrector do telescópio, voltamos a utilizar a mesma mistura para as oculares.
Desta vez não usaremos as bolas de algodão hidrófilo para limpar o vidro, mas simples bastões de algodão, isso mesmo, daqueles com que escarafunchamos os ouvidos ou o nariz dos nossos bébés.

De novo, antes de aplicar o líquido de limpeza, não se esqueça: use a pera de sopro e afaste eventuais micro poeiras que poderão riscar o revestimento quando sobre elas aplicar o bastonete humedecido.

Haverá que manter o mesmo cuidado na pressão sobre o vidro da ocular e proceder à secagem usando desta vez bastonetes secos, naturalmente.

Um aspecto importante: o barrilete metálico das oculares alberga as lentes das oculares, estas em muitos modelos (em todos?) estarão soltos por lá terem sido colocados pelo enroscamento da parte da ocular em que se apoiam os olhos. Importante, simplesmente importante, não desenrosque o barrilete, não mexa nas lentes. Ponto Final.

Parece simples ... e é de facto.

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance