Como andava farto de ver aquele corrector todo sujo e com uma dedada Vera Gomes, aplicada logo na segunda vez que levei o LX90 para o campo ... resolvi lavá-lo.
Comecei por procurar informar-me acerca desta operação. Normalmente abre-se um livro, desfolha-se uma webpage e se o assunto faz parte das preocupações o engenho do autor diz-nos logo para termos cuidado, por ser muito arriscado, porque são muito delicadas as superfícies do corrector, pátáti e pátátá que nos deixa sem graça nenhuma de tentar deixar o vidro ainda mais impermeável à passagem dos fotões celestes.
Alguma pesquisa nas mensagens da Astrolista a ver as excelentes indicações do Guilherme de Almeida, outra tanta no site do Weasner, ainda uma passagem pelo site do Paulo Almeida e uma pequena conversa com ele na noitada do ENIA, fizeram-me decidir que seria hoje O Dia da Limpeza.
Então, comecei por arranjar um litro de água desmineralizada, comummente conhecida por água destilada, mais um frasco de álcool isopropílico (CUIDADO! Este líquido é facilmente inflamável), uma embalagem de ajax limpa-vidros, um saco de algodão 100% hidrófilo, uma câmara fotográfica para mais tarde recordar como era o meu corrector no caso de ele se riscar ou partir, muita paciência e boa disposição, uma manhã de sábado com algum Sol.
Iniciei as minhas actividades por posicionar o teles com todo o respeito em cima da mesa da sala de jantar, tal e qual como se fosse páscoa e o compasso estivesse para se chegar às amendoas ...
Depois misturei 3 partes de água desmineralizada e uma de álcool isopropílico num vaso de vidro anteriormente bem enxaguado com parte da água desmineralizada. Finalmente, acrescentei umas pingas do ajax limpa-vidros e a mistela de limpeza estava pronta.
Fui a seguir preparando bolas grandes e pequenas de algodão hidrófilo, porque, mais vale sobrar do que escassear quando se trata de um produto de tamanha importância: afinal, estamos só a falar do material que vai passar pelo nosso precioso vidro do corrector ... corrector de um telescópio pelo qual os dealers locais pedem cerca de 500 milonas das antigas !!!