Introdução
Lançada a 8 de Agosto de 2001 e após permanecer 3 anos e um mês no espaço e de ter percorrido mais de 32 milhões de quilómetros, no próximo dia 8 de Setembro regressa à Terra a Missão Genesis.
A Genesis, uma missão robótica da NASA, efectuou observações do Sol e recolheu partículas do vento solar para futura análise no nosso planeta.
O infinitesimal tesouro que foi tragado pelos seus colectores, irá alimentar a pesquisa científica das próximas dezenas de anos.
Na tentativa de explicarmos a composição exacta da nossa Estrela e da formação do Sistema Solar, esta pesquisa que se irá realizar em vários centros de investigação, está ainda a aguardar pelo domínio de algumas técnicas e procedimentos de investigação avançada, pelo que os resultados finais talvez surjam para as primeiras décadas de 2100 …
Segundo um dos gestores da missão, a informação recolhida poderá constituir-se na Pedra de Roseta que definitivamente desvendará a evolução do sistema solar.
De facto, através das amostras recolhidas, aproximadamente 0.004 gramas e 10 a 20 iões, os cientistas
aproximar-se-ão das condições existentes ao tempo da formação da núvem interestelar que se condensou no Sistema Solar em que vivemos.