A obtenção de imagens de objectos celestes tem vindo a sofrer desde há menos de uma dezena de anos de uma entusiasmante “apropriação” por parte dos Astrónomos Amadores.
De facto, com a evolução dos processos de aquisição electrónica de imagem através de CCD ou do vídeo digital, aquilo que dantes era um instrumento de trabalho específico, e de custo extraordinariamente elevado, para Astrónomos Profissionais, passou para a esfera dos “Amadores” como ferramenta de estudo e análise, mas também de gratificante prazer para os olhos.
Com a evolução tecnológica da imagem digital, seu processamento e entrada no mercado com opcções de compra acessíveis ou relativamente acessíveis, é hoje possível a qualquer interessado na actividade astronómica recolher, processar e catalogar imagens dos objectos astronómicos mais espantosos e maravilhosos.
Foi, então, com naturalidade que iniciei uma apreciação das diferentes opções de equipamento de captura e seus acessórios, as aplicações informáticas de captura, processamento e edição de imagens associadas
Este artigo, e outros que seguirão sobre o mesmo tema, pretende, antes de tudo, sedimentar as experiências que fui recolhendo.
Se servir a mais alguém ... fico satisfeito por isso.