domingo, 22 de fevereiro de 2004

De novo ... O ENIA II


A esta hora já muito se falou sobre o ENIA II de Mira.
Mais uma vez agradecendo e louvando os bons ofícios da organização do acontecimento, também eu venho dedicar algumas linhas àquela que, no seu segundo aniversário, é, sem dúvidas, uma starparty por que a Comunidade de Astrónomos Amadores sempre anseia.
A Quinta da Lagoa encheu-se de gente no sábado, uns para a folia do "adeus à carne" (é melhor comê-la agora, que depois pode fazer-se tarde ...) outros para festejar o fantástico céu. E talvez fossem mais estes do que aqueles, ou aqueles já estivessem na folia enquanto nós andavamos a ver estrelas.... Curioso e divertido, foi ver o pessoal, no fim do jantar, que incluiu um momento de music-hall com um trio "à maneira", pôr-se todo na alheta e deixar para trás a banda a tocar sózinha ...
A fila de carros a caminho da pista de aeromodelismo de Mira era imensa e, apesar de cedo nas horas e dia de desmando, concerteza que pareceria inusitada, até porque o local, esconso, de terra batida e sem iluminação, é muito ao gosto destes e doutros morcegos ...
Chegámos e rapidamente os periscópios surgiram a varrer a superfície celeste. Havia muitos e bons, e o equilibrio entre aberturas e razões focais, modelos e marcas, foi festejado. Podemos ver rápidos reflectores e pequenos refractores, grandes e maravilhosos pequenos e fantásticos.
A Comunidade estava bem disposta, conversadora e apostada em ganhar a noite, que, apesar das promessas do Carlos Seabra, não garantia muitas e boas abertas. O frio chegou a ser intenso, embora sem turbulência assinalável. As núvens iam e vinham com uma cadência agradável, o que nos ajudava a, quando iam, ir também até à mesa posta e superiormente gerida pela Esposa do Carlos e beber um chá quente ou um café (pena que o fogareiro demorasse tanto tempo a aquecer a chaleira ...), comer um bolinho ou um biscoito. Dar duas de treta enquanto que aquele objecto especial ou aquela ocular em avaliação, não tornasse de novo a estar sob a nossa atenção.
Claro que levei o meu LX90. Muitas eram já as saudades por uma noite de observação.

 
Best Free Hit Counters
Backpackers Insurance
Backpackers Insurance