Tal como já referido inicia-se hoje o ciclo de Palestras organizado por um Grupo de Alunos da FLUP.
Assim, o 1º Encontro Interdisciplinar abre hoje com uma palestra de José Raeiro subordinada ao tema Universo-Teorias de Formação e Fim.
É às 21H00 na FLUP ....
terça-feira, 5 de abril de 2005
Palestra de Astronomia no Porto
sábado, 2 de abril de 2005
De Volta a ... Encelado
Créditos: NASA
E estamos de volta a Encelado para mais algumas informações.
A imagem acima foi obtida à distância de 119000km durante a Missão Voyager, em 25 de Agosto de 1981, quase dois séculos depois de, em 1789, o Astrónomo Inglês William Herschel ter descoberto o 11º satélite de Saturno.
A fotografia abaixo, tirada num ângulo mais fechado e a uma altitude bem mais próxima que a anterior (29000km), é mais recente e foi obtida no âmbito de um sobrevoo efectuado pela Sonda Cassini no passado mês de Março. Depois de a olhar, é impossível deixar de pensar que aquele “enrugado” na superfície é quase similar às terrenas cadeias de montanhas.
Por toda a superfície são visíveis efeitos de um possível movimento da superfície gelada eventualmente similar ao movimento das placas tectónicas. A superfície repleta de crateras impactantes com diâmetros que vão desde algumas centenas de metros até à dezena de quilómetros, tal como aquela que surge no canto inferior da foto (20km), evidencia uma menor actividade geológica nesta zona do satélite. Algumas das crateras surgem impostas sobre as fendas e a cratera posicionada sobre o canto inferior parece surgir com o seu pico central um pouco erudido.
Apesar de tudo a superfície tem uma grande actividade geológica e será relativamente “renovada”, conforme demonstra o canto superior direito da superfície com o acentuado enrugamento da superfície, contraposto com as zonas mais “limpas” que surgem na fotografia que incluí na entrada anterior sobre Encelado.
Na Mitologia, Encelado fez parte do grupo de Gigantes que atacou Zeus e os seus pares no Olimpo. Em dificuldades, os Deuses foram obrigados a clamar pela ajuda de Hércules. Encelado foi atingido por raio lançado por Zeus e jaz sepultado na base do Monte Etna, na Sicília.
Sites para consulta:
Missão Cassini
Centro Ciência Viva _ Algarve